Câmara outorga título de cidadão à Mohamad Zeineddine Zaher

Publicado em: 06 de dezembro de 2017

Proposto pelo vereador João Batista Thereza, o professor João (PMDB), os vereadores aprovaram na noite da segunda-feira, dia 4, o decreto legislativo que confere ao comerciante Mohamad Zeineddine Zaher, o título de cidadão pereirabarretense.

De acordo com o texto do projeto aprovado pelos vereadores, deixa claro que o objetivo do decreto legislativo agraciá-lo pelos relevantes serviços prestados à população pereirabarretense.

O projeto estabelece ainda que as despesas decorrentes com o presente decreto legislativo correrão por conta de verbas próprias do Legislativo Municipal.

Confira abaixo a justificativa do projeto com a biografia do homenageado.

Mohamed Zeinebdine Zaher “popular Mamed”, filho do casal, Zeinebdine Zaher e Mahassen Barakat Zaher, nasceu no dia 12 de maio de 1.945 na cidade de Hebbarieh, localizada ao sul do Líbano, divisa com a Palestina e Síria.

Em 1950 a família mudou-se para a capital Beirute, na época Mamed com apenas cinco anos, tendo como irmão somente Chawki, onde estudaram Árabe e Inglês. Nesta localidade mais três irmãos somaram com os Zaher, sendo Chaim, Kassin e Alli.

No ano de 1955 o Sr. Zeinebdine Zaher migrou para o Brasil, fixando-se em Araçatuba. Sua vinda para esta localidade do interior paulista se deu em razão do mesmo ter familiares que já residiam nesta cidade.

Nos anos de 1.959, com apenas quinze anos, Mamed decide por vir para o Brasil para ajudar o pai, foram quarenta e cinco dias a bordo de um navio até desembarcar no porto de Santos com outros da mesma nacionalidade, ficando no Líbano somente a mãe Sra. Mahassen Baracat Zaher e os quatros irmãos Chawki, Chaim, Kassin e Alli.

Após dois anos a matriarca da família e os quatro filhos vieram ao encontro do Sr. Zeinebdine e Mamed, no passar do tempo a chegada da filha Fátima e posteriormente o filho Yunes, completando assim, os sete filhos do casal Zaher.

Residiram em Araçatuba por aproximadamente dez anos, sempre no ramo comercial, neste período foram possuidores de três comércios, sendo a Boutique Modas, Hotel Passos e por fim Restaurante Kibelandia.

Apesar da estabilidade comercial na cidade de Araçatuba a paixão pela arte de mascatear “Mascate = vendedor ambulante de miudezas, joias e vestimentas”, sempre esteve presente com a família, até mesmo por questão de tradição da cultura libanesa.

Dessa forma, Mamed e seu pai Sr. Zeinebdine Zaher já mantinham uma extensa freguesia em toda a região, em especial Pereira Barreto que no ano de 1970 passaria a ser a residência oficial dos Zaher.

A razão desta mudança de Araçatuba para Pereira Barreto se deu pelo grande número de trabalhadores e seus familiares que na década de 70 vieram para a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

No ano de 1975 os irmãos Chawki e Chaim, decidiram por retornar para Araçatuba, Chawki formou-se em odontologia, já Chaim, iniciou como porteiro do Curso Brasília a sua bem sucedida carreira empresarial na área educacional. Posteriormente por influência de Chaim o irmão Alli também ingressou na atividade educacional tornando-se empresário do ramo.

Mamed adotou definitivamente Pereira Barreto como a sua cidade, sua primeira loja foi a Pantera Modas que se localizada na antiga Rua Pernambuco, atualmente Rua Ary Dornellas Carneiro.

Casou-se com Lucinda Tereza Zaher, estão juntos há quarenta e cinco anos, sete de namoro e trinta e oito de casados, desta união tiveram um casal de filhos, Michele Mohamed e Samir Zeinebdine Zaher.

Samir formado em Gastronomia reside atualmente na França, já Michele formou-se em Farmácia, mas optou em dar prosseguimento a tradicional loja da família “Mamed Modas”, com 37 anos de existência. Michele é casada com Reneu Perazza e mãe de duas filhas Jaqueline e Livia.

Desde que adotou Pereira Barreto como sua morada, Mamed passou a se fazer presente em vários seguimentos sociais da localidade, onde destacamos:

Trinta anos diretor social do CAP, Clube Atlético Pereirabarretense;

Oito vezes presidente do Lions Clube;

Participou ativamente da Santa Casa, ocupando a vice-presidência por três gestões;

Na vida social araçatubense, Mamed destacou-se em ser um dos fundadores do Araçatuba Country Club e sócio do Araçatuba Clube e do Clube dos Bancários.

Deixando em Araçatuba um grande número de amigos, primos e demais familiares, em especial o saudoso tio Osmar Baracat.

De início com apenas sete pessoas, atualmente são mais de quarenta que compõem a família Zaher espalhadas pelo país.