Presidente da Câmara apresenta moção de aplausos para instrutor do Proerd

Publicado em: 29 de junho de 2017

Durante a 19ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 26, o presidente da Câmara, vereador Francisco Leite Gomes, o popular Chico Barbeiro, apresentou Moção de Aplausos ao Soldado PM Marcos Alexandre de Almeida pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado como instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Justificando o pedido, o presidente informou que o Soldado PM Marcos está na Polícia Militar há 13 anos e há sete trabalha como instrutor do programa em Pereira Barreto e região.

Chico Barbeiro, salientou ainda que somente nos anos de 2016 e 2017, o cabo ministrou aulas em cinco escolas de Pereira Barreto, totalizando pouco mais de 700 alunos que receberam os valiosos ensinamentos deste incansável profissional.

“É gratificante para a comunidade contar com personagens como o Soldado PM Marcos Almeida que oferece seus conhecimentos e seu tempo em prol de um bem maior que é a educação de crianças e adolescentes”, finaliza o vereador e presidente da Câmara.

O PROERD

Desde 1983, o programa D.A.R.E./PROERD tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são certamente o diferencial desse programa.

Na década de 1990 a Polícia Militar do Estado de São Paulo sensibilizada pelo crescente crime de tráfico de drogas e com os crimes decorrentes de uso, associada ao clamor de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes dependentes químicos quando da intervenção policial, fez com que a Instituição direcionasse parte de seu efetivo para a prevenção primária ao uso de drogas, assim o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, teve sua implantação em 1993 com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), contando com a participação de mentores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), sob a supervisão e atualização do Tenente Steave Kayser, de Los Angeles Police Departament – LAPD.

Em 1997, o PROERD foi estendido para a Polícia Militar, sendo criado, no ano seguinte, o Centro de Treinamento do Programa, desenvolvendo cursos para o estado de São Paulo e mais de 18 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em 2002 se tornou um programa institucional em todas as Policiais Militares do Brasil, sendo que São Paulo atuou na expansão desse programa em todos os estados brasileiros, incluindo o RJ, que teve o PROERD extinto por um período.