Fabrício Quaresma participa de evento na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

Publicado em: 18 de março de 2008

Na manhã desta quarta-feira (19) o presidente da Câmara Municipal de Pereira Barreto, vereador Fabrício Quaresma (DEM), participa na capital paulista da apresentação do “Diagnóstico sobre a Qualificação do Emprego e Trabalho no Estado de São Paulo” – pesquisa inédita sobre a demanda por mão-de-obra e por cursos de qualificação profissional, o evento tem início previsto para as 10h30 na Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. O estudo elaborado pela Fundação SEAD, aponta a carência de profissionais qualificados em todas as regiões do Estado. Os principais objetivos do diagnóstico são indicar as reais necessidades do mercado de trabalho e oferecer cursos de qualificação e capacitação adequados e sintonizados com as vagas de emprego disponíveis nos municípios, evitando-se assim o desperdício de dinheiro público com treinamentos desnecessários. A previsão é que cerca de 180 mil trabalhadores sejam qualificados até 2010. O material está dividido em regiões administrativas, com mapas, tabelas e gráficos. A pesquisa que deu origem ao diagnóstico foi feita em 2007, durante a Caravana do Trabalho, que consistiu na visita do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, a 22 regiões do Estado, onde técnicos da SEADE e da SERT tiveram contato direto com a realidade de cada município. Eles levantaram as profissões mais solicitadas pelas empresas, captaram junto aos prefeitos as tendências e perspectivas do mercado de trabalho local e identificaram a demanda por região. Para Quaresma que participa do evento amanhã, é grande a importância do estudo realizado, pois vem de encontro a uma preocupação de diversas autoridades no Estado, que é onde e como qualificar o trabalhador para que se tenha uma queda no índice de desemprego.

Publicado por: Douglas Rovinia