Pereira Barreto deverá receber Centro de Prevenção ao Câncer de Pele

Publicado em: 09 de novembro de 2010

A vereadora Eli Milanezi (PP) esteve no último dia 06 na USP de São Carlos acompanhada da secretária municipal de saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva e da diretora técnica do Centro de Saúde Geni Teshima Yamamoto. O objetivo da visita foi um encontro com o físico, professor, Doutor Vanderlei Salvador Bagnato, para tratar de assuntos concernentes do Centro de Prevenção contra o Câncer de Pele. Na oportunidade Bagnato expôs o grande benefício que o tratamento com Terapia Fotodinâmica trará à população de Pereira Barreto. Ele explicou que diante dos graves efeitos colaterais e da eficiência limitada das terapias tradicionais alternativas estão sendo constantemente propostas e entre elas está a Terapia Fotodinâmica (TFD). A TFD é uma promissora modalidade de tratamento do câncer e doenças não oncologias e caracteriza-se por um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que ocorre após a administração de compostos fotossensibilizantes que apresentam maior afinidade por tecidos neoplástico, seguido pela irradiação com luz visível. De acordo com Eli, a equipe de saúde do município comprometeu-se com Bagnato a agilizar as medidas necessárias para que brevemente este aparelho possa ser instalado no Posto de Saúde oferecendo atendimento à população gratuitamente. Durante o encontro, a vereadora ainda solicitou a doação de um laser fitoterápico, com o objetivo de atender às pessoas que têm dores crônicas. “A visita foi muito proveitosa e o próximo passo será a visita da equipe do Dr. Vanderlei, formada por médicos, enfermeiros e físicos, em Pereira Barreto, para o estudo da implantação do uso da Terapia Fotodinâmica para tratamento do câncer de pele”, destacou Eli.

Publicado por: Danielle Garcia