Irmão Sandro pede plantio de árvores e instalação de bancos no calçadão

Publicado em: 26 de novembro de 2019

Durante a sessão ordinária da segunda-feira, dia 25, o vereador Sandro Henrique dos Santos, o Irmão Sandro (PV), apresentou a indicação nº 201, onde sugere a plantação de mais arvores e instalar bancos no calçadão da avenida Brasil, entre as ruas Cyro Maia e Marechal Deodoro.

No documento, ele explica, por meio da justificativa, que muitos clientes, principalmente da Casa Lotérica instalada nesta localidade reclamam da falta de árvores, e os idosos aposentados sugerem a instalação de bancos para sentarem e passarem algumas horas com os amigos.

Programa Disque Árvore

Nesta indicação de nº 202, o vereador sugere junto ao Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente implantar em nosso município o Programa Disque Árvore.

Ele explica, na justificativa, que a presente propositura objetiva oferecer à população a possibilidade de contribuir de forma direta e participativa para um desenvolvimento sustentável, em benefício próprio, da comunidade  e do planeta em que vivem, oferecendo através do Programa Disque Árvore o plantio de mudas de árvores de forma gratuita.

A implantação do Programa Disque Árvore, em nosso município será uma ação de incentivo à preservação e conservação ambiental, vez que, a  arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos atuando diretamente sobre a microclima, a qualidade do ar, o nível de ruídos, melhorando inclusive o visual paisagístico da cidade.

Fiscalização de marquises

Irmão Sandro também apresentou a indicação nº 203, onde sugere a possibilidade de fiscalizar as marquises e sacadas dos prédios comerciais em nossa cidade. De acordo com ele, o intuito desta solicitação para fiscalização é alertar os   proprietários sobre a importância da manutenção das estruturas das marquises e sacadas, como forma de evitar a ocorrência de acidentes futuros.

Ele entende que os órgãos públicos devam se adiantar ao problema, se antecipando e realizando uma ampla fiscalização nas marquises dos prédios da cidade, inclusive muitas marquises dos prédios da cidade já possuem mais de 40 anos de existência e é preciso avaliar as condições dessas estruturas, sendo que diversos munícipes nos procuraram e manifestaram preocupação com a situação de algumas marquises localizadas, especialmente, no centro da cidade, relatando casos de infiltrações e até, rachaduras.

Ainda segundo o vereador, a depreciação destas construções fica evidenciada, de forma mais clara, nos dias de chuva. A iniciativa de fiscalização poderia evitar problemas futuros ou mesmo acidentes, como já aconteceu em outros municípios. Inclusive é comum ouvirmos relatos de acidentes fatais devido a queda de marquises.