Mato, buracos e sujeira: é isso que se encontra na Estância Turística de Pereira Barreto

Publicado em: 18 de janeiro de 2010

Pereira Barreto está em total estado de abandono. Prova disso são os matos que tomam conta dos terrenos da cidade e dos canteiros das avenidas. Buracos nas ruas deixam o aspecto do município ainda pior e alguns locais intransitáveis. O acúmulo de água nos buracos neste período de chuva e o calor intenso preocupam a população pereirabarretense. “Temos mais de 70 casos de suspeita de Dengue, fora os que já foram confirmados”, declarou o presidente da Câmara Fabrício Quaresma. “O munícipe tem que contribuir sim para evitar o avanço da Dengue, mas a Prefeitura tem primeiro que cumprir o seu dever e depois cobrar dos moradores”, completou Quaresma. Como forma de protesto com a grande quantidade de buracos os moradores estão plantando bananeiras em diversas ruas, onde o buraco traz risco, principalmente para os veículos que passam pelo local. “Dar a justificativa que os buracos estão abertos devido ao período chuvoso não convence mais ninguém, afinal o estrago está desde dezembro do ano passado”, disse o vereador. Este problema atinge especialmente os bairros da cidade. Em algumas ruas a situação é de total abandono e desrespeito com os cidadãos. “Pagamos nossos impostos e a Prefeitura faz de conta que a gente não existe. O mato dos terrenos traz todo tipo de bicho para nossa casa: carrapato, escorpião... Algumas pessoas aproveitam para jogar lixo nos terrenos, com isso o mau cheiro fica insuportável e a Prefeitura não fiscaliza”, desabafou uma moradora do bairro Colinas do Tietê. Outro grave problema causado pelo acúmulo de lixo é a proliferação de caramujos africanos que trazem doença a população da cidade. Os bichos já começam a aparecer nas ruas e a invadir diversas casas do município. Coleta de lixo O sistema de coleta de lixo retirado nos quintais das residências e a poda de árvores tem sido ineficaz. O que se vê em Pereira Barreto é a cidade suja durante todo mês com acúmulo de lixo em frente às casas. “O sistema usado pela Prefeitura para a coleta de lixo deixa a cidade suja durante todo o ano e piora ainda mais o aspecto da cidade”, disse. “Natal Iluminado” Outra reclamação dos cidadãos é a decoração de Natal que, mesmo tendo passado há muito tempo o período para sua retirada continuam nos postes da cidade. “As sucatas que foram compradas para o pior enfeite de Natal dos últimos tempos continuam nos postes da cidade, isso é uma falta de respeito com a nossa população!”, declarou inconformado Quaresma. “Enquanto os meios de comunicação e algumas cidades já divulgam o Carnaval, nossa cidade continua com essas sucatas de Natal nos postes. Isso mostra mais uma vez a incompetência da nossa administração municipal”, concluiu Quaresma. O presidente da Câmara informou ainda que foi procurar pela secretária de Turismo Ana Paula Areias Van Der Laan e que ela não estava na Prefeitura. “A informação que nos passaram é que ela está de férias. Gostaria de questioná-la também sobre a queima de fogos do reveillon que foi horrível”. Quaresma disse ainda que “a queima de fogos demorou mais que em Copacabana (Rio de Janeiro). O intervalo era imenso entre um estouro e outro. Sem contar que nem o prefeito nem a secretária de Turismo compareceram no evento”. Para ele a ausência das autoridades é o mesmo que fazer uma festa na residência e os anfitriões não estarem presentes. “Convidaram toda população e eles ficaram de fora?” questionou. Quaresma completou que “este foi apenas um dos fracassos dessa secretária que ocupa o cargo há um ano e não fez nenhum evento que preste na cidade. Para piorar ainda não realizou o Torneio de Pesca e a Travessia a Nado do Canal, que já eram tradição na cidade”, concluiu.

Publicado por: Danielle Garcia