Bombeiros que salvaram bebê de engasgamento recebem homenagem na Câmara

Publicado em: 06 de agosto de 2019

Durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, dia 5, a Câmara Municipal homenageou os bombeiros que salvaram uma bebê Luana Barbosa do Nascimento, de 14 dias, vítima de engasgamento no dia 24 de julho deste ano, por volta das 5h15.

A moção de aplausos foi proposta pelo vereador José Aparecido da Silva, o Dega (PDT), aos soldados da Polícia Militar Felipe dos Santos Braga, Renan Queiroz Nogueira e ao Bombeiro Público Municipal Aldemir Teodoso dos Santos, do 20º Grupamento de Bombeiros.

Para justificar a homenagem, Dega explica que a capacidade dos profissionais de tomarem a decisão correta em frações de segundos foi essencial para que a bebê fosse salva.

"Muita gente diz que ‘Ah, fizeram a obrigação deles’. Mas, vocês já foram obrigados a tomar uma decisão correta em milésimos de segundos? Acrescente a isso a obrigação de acertar, pois se errar, uma vida será perdida?", afirma. "A Câmara Municipal presta esta homenagem à vocês, pois após o trabalho bem executado houve comemorações e sorrisos e não luto", completa.

Histórico

No dia 24 de julho deste ano, por volta das 5h15, a senhora Talia Barbosa Souza entrou em contato com o Corpo de Bombeiros pedindo ajuda pois sua filha recém-nascida Luana Barbosa do Nascimento, de apenas 14 dias, estava engasgada.

Sabendo da gravidade da situação, a primeira iniciativa dos profissionais foi orientar a mãe sobre os procedimentos de manobra de desobstrução das vias aéreas para desengasgar a bebê.

Em questão de minutos, na chegada da guarnição de Resgate, iniciou-se o atendimento presencial e o transporte da recém-nascida para a Santa Casa. No caminho até o local, os bombeiros, com auxílio ventilatório, conseguiram reverter a situação e salvar a pequena Luana.