Câmara entrega títulos de cidadão nesta sexta-feira

Publicado em: 30 de maio de 2019

Nesta sexta-feira (31), a Câmara Municipal realiza sessão solene para entrega de título de cidadão pereira-barretense ao empresários Mohamad Zeineddine ZaherChaim Zaher. A cerimônia acontece à partir das 20 horas, na Sala das Sessões Valdemir Suman.

A homenagem à Mohamad Zaher foi proposta pelo vereador João Batista Thereza, o professor João Thereza, e aprovada no dia 4 de dezembro de 2017. Já o decreto legislativo que homenageia Chaim Zaher é de autoria do vereador Francisco Leite Gomes, o Chico Barbeiro (PRB). 

Conheça a trajetória dos homenageados:

- Mohamed Zeinebdine Zaher “popular Mamed”, filho do casal, Zeinebdine Zaher e Mahassen Barakat Zaher, nasceu no dia 12 de maio de 1.945 na cidade de Hebbarieh, localizada ao sul do Líbano, divisa com a Palestina e Síria. Em 1950 a família mudou-se para a capital Beirute, na época Mamed com apenas cinco anos, tendo como irmão somente Chawki, onde estudaram Árabe e Inglês. Nesta localidade mais três irmãos somaram com os Zaher, sendo Chaim, Kassin e Alli.

No ano de 1955 o Sr. Zeinebdine Zaher migrou para o Brasil, fixando-se em Araçatuba. Sua vinda para esta localidade do interior paulista se deu em razão do mesmo ter familiares que já residiam nesta cidade. Nos anos de 1.959, com apenas quinze anos, Mamed decide por vir para o Brasil para ajudar o pai, foram quarenta e cinco dias a bordo de um navio até desembarcar no porto de Santos com outros da mesma nacionalidade, ficando no Líbano somente a mãe Sra. Mahassen Baracat Zaher e os quatros irmãos Chawki, Chaim, Kassin e Alli. Após dois anos a matriarca da família e os quatro filhos vieram ao encontro do Sr. Zeinebdine e Mamed, no passar do tempo a chegada da filha Fátima e posteriormente o filho Yunes, completando assim, os sete filhos do casal Zaher.

Residiram em Araçatuba por aproximadamente dez anos, sempre no ramo comercial, neste período foram possuidores de três comércios, sendo a Boutique Modas, Hotel Passos e por fim Restaurante Kibelandia. Apesar da estabilidade comercial na cidade de Araçatuba a paixão pela arte de mascatear “Mascate = vendedor ambulante de miudezas, joias e vestimentas”, sempre esteve presente com a família, até mesmo por questão de tradição da cultura libanesa.

Dessa forma, Mamed e seu pai Sr. Zeinebdine Zaher já mantinham uma extensa freguesia em toda a região, em especial Pereira Barreto que no ano de 1970 passaria a ser a residência oficial dos Zaher.  A razão desta mudança de Araçatuba para Pereira Barreto se deu pelo grande número de trabalhadores e seus familiares que na década de 70 vieram para a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

No ano de 1975 os irmãos Chawki e Chaim, decidiram por retornar para Araçatuba, Chawki formou-se em odontologia, já Chaim, iniciou como porteiro do Curso Brasília a sua bem sucedida carreira empresarial na área educacional. Posteriormente por influência de Chaim o irmão Alli também ingressou na atividade educacional tornando-se empresário do ramo.

Mamed adotou definitivamente Pereira Barreto como a sua cidade, sua primeira loja foi a Pantera Modas que se localizada na antiga Rua Pernambuco, atualmente Rua Ary Dornellas Carneiro. Casou-se com Lucinda Tereza Zaher, estão juntos há quarenta e cinco anos, sete de namoro e trinta e oito de casados, desta união tiveram um casal de filhos, Michele Mohamed e Samir Zeinebdine Zaher. Samir formado em Gastronomia reside atualmente na França, já Michele formou-se em Farmácia, mas optou em dar prosseguimento a tradicional loja da família “Mamed Modas”, com 37 anos de existência. Michele é casada com Reneu Perazza e mãe de duas filhas Jaqueline e Livia.

Desde que adotou Pereira Barreto como sua morada, Mamed passou a se fazer presente em vários seguimentos sociais da cidade.

- Chaim Zaher  nasceu em Beirute, no Líbano em 07 de Setembro de 1.954. Filho de Zeineddine Zaher e  Mahasen Baracat Zaher, imigrou para o Brasil em 1.962 com sua mãe e seus irmãos Chauki, Kassin e Alli para juntar-se com seu pai e seu irmão Mohamed que já moravam no Brasil, em Araçatuba/SP.

Casou-se com Adriana Baptiston Cefali Zaher com quem tem quatro filhas Thalita, Thamila, Thiciana e Thiara e tem 5 netos. A trajetória profissional do empresário Chaim Zaher, presidente do Grupo SEB, começa ainda na sua infância com a chegada da família, vinda do Líbano para Pereira Barreto, onde cursou o colégio estadual, participou do grêmio estudantil e após cursou pedagogia nas Faculdades Integradas Urubupungá. Depois se mudou para Araçatuba, mas retornava constantemente para a casa da família nos feriados e período de férias quando  frequentava o CAP – Clube Atlético de Pereira Barreto e a ACEP – Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto. Chaim também é graduado em Direito pelas Faculdades Toledo de Araçatuba. Empreendedor desde cedo, atuou em diversas atividades até que ingressou no mercado de educação trabalhando em um pequeno curso pré-vestibular, onde atuou de bedel a vendedor de matrículas, de porta em porta. Prosperou e, quando entendeu que ali estava sua paixão, alçou novos voôs.

Um ponto importante de sua carreira foi a parceria com o Grupo Objetivo, a partir de um convite de João Carlos Di Gênio para que assumisse as atividades da marca no interior. Após novo período de sucesso, adquiriu as operações do COC, um curos pré-vestibular prestigiado de Ribeirão Preto que passava por um momento que exigia seu crescimento.

Zaher, investiu tudo o que tinha  na aquisição e a, partir dali, cresceu no mercado educacional brasileiro como nenhum outro grupo foi capaz de fazer. Pioneiros entre os sistemas de ensino, transformou a pequena gráfica do COC em uma verdadeira potência, ganhando o mercado nacional. Ao mesmo tempo, implantou novamente de maneira pioneira, a tecnologia na sala de aula, diferenciando suas escolas de referência  com uma marca que o acompanha até hoje: a da inovação.

Em 2.007, o mercado financeiro brasileiro e mundial enxergou a grande oportunidade de investimentos que havia no segmento de educação. Mais uma vez à frente de seu tempo, o Grupo, agora batizado de SEB, abriu o capital e iniciou um fervoroso processo de expansão.

 

Foram adquiridos escolas e sistemas de ensino tradicionais como Dom Bosco em Curitiba, e Pueri Domus, em São Paulo. Foram cerca de 20 grandes aquisições, entre escolas e outros segmentos. Foi nesse momento, com quase 1 milhão de alunos atendidos por suas operações de educação básica, que o Grupo SEB ingressou também no ensino superior. Em 2.009, antecipando os impactos comportamentais que a tecnologia e a digitalização iriam gerar nos sistemas de ensino, o Grupo SEB iniciou um importante processo de reposicionamento com a venda das editoras COC, Pueri Domus e Dom Bosco, para a Pearson, multinacional inglesa e maior empresa do setor educacional do mundo, mantendo em seu portfólio as escolas próprias, que sempre foram a grande paixão de Zaher.

Como seria natural, o novo momento trouxe oportunidades. No ensino superior, o Grupo SEB inovou novamente tornando-se um dos principais players do mercado EAD, com mais de 50 mil alunos. Mais uma vez, estrategicamente, o Grupo SEB decidiu firmar uma parceria com a Estácio de Sá, em setembro de 2.013, em uma das maiores transações do segmento da educação. Assim,  Zaher tornou-se o principal acionista individual do segundo maior grupo de ensino superior do país.

Com uma trajetória de mais de 50 anos como especialista em educação, oriunda em 1.963 com o lançamento da marca COC, o Grupo SEB é considerado um dos maiores grupos educacionais do país.

 

 


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email