Câmara realiza sabatina com diretor do IBGE

Publicado em: 29 de setembro de 2007

Na última sessão de segunda-feira (24) a Câmara municipal de Pereira Barreto promoveu uma sabatina com o diretor pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca) Sr. Florindo. O objetivo da sabatina é de esclarecer as autoridades e população como está sendo coletados os dados do recenseamento 2007, tendo em vista que houve diversos questionamentos referentes à quantidade de habitantes no município. Durante as explanações ficou transparente a forma na qual o trabalho vem sendo realizado, visando sempre manter a qualidade na apuração de dados, qualidade esta já conquistada pelo IBGE anteriormente. Surgiu questionamentos quanto ao FPM (Fundo de Participação de Municípios), e o sr. Florindo deixou claro que a cidade não terá nenhuma perda nessa questão tendo em vista que a quantidade de habitantes ainda se enquadra no que recebe. Também foi questionado sobre a presença de pessoas que vieram trabalhar na usina e não está sendo recenseadas pelo instituto, o mesmo, deixou claro que essas pessoas estão sendo cadastradas em seu município de origem e que apenas uma pessoas que se ausenta por um período superior a 12 meses pode ser considerada moradora de Pereira Barreto, e que o IBGE também toma como orientação uma data base. Finalizando os trabalhos, o presidente Fabrício Quaresma agradeceu a presença da equipe do IBGE na sessão e destacou que em função dos trabalhadores que vieram para a usina morarem apenas por um período em nossa cidade, as autoridades devem ficar atentas, porque eles utilizam do sistema de saúde, do sistema de assistência social, dentre outros sistemas oferecidos, e podem causar uma falha no atendimento à população local, já que nossa cidade está preparada para uma população que segundo estimativa do IBGE é de aproximadamente 24.200 habitantes.

Publicado por: Douglas Rovinia